14.11.2003 - 17h24
Preferência real
Promoção dos integrantes do Rotary Chimarrão conquistou confiança do empresariado local
Se havia alguma dúvida sobre a seriedade e a confiabilidade dos levantamentos da preferência do consumidor, a Pesquisa Preferência Real, promovida pelo Rotary Clube Chimarrão, em parceria com a Caciva, acabou por remover este obstáculo, consolidando a iniciativa. O trabalho vem sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo pela equipe do Núcleo de Pesquisa Social (Nupes) da Unisc e conquistou a confiança do empresariado e dos profissionais liberais da cidade, servindo como instrumento seguro de avaliação do desempenho de cada um no mercado. A noite de entrega da distinção, na última terça-feira, comprova o índice de aceitação da promoção: apesar do calor sufocante, cerca de 500 pessoas lotaram completamente o Salão de Festas da Sociedade de Leituras e aguardaram quase três horas até a conclusão da homenagem. A abrangência de praticamente todas as atividades empresariais nas áreas de comércio, indústria e serviços e o setor público, é outro aspecto a ser ressaltado em relação à Pesquisa Preferência Real 2003. Uma próxima amostragem poderia incluir o grau de satisfação da população com os serviços públicos estaduais e federais instalados no Município. A iniciativa do Rotary Chimarrão tem ainda um ingrediente fundamental para seu sucesso, que é a utilização do lucro para aplicação em obras sociais diversas entre a população carente de Venâncio Aires. Por exemplo, tem sido aplicado na melhoria da infra-estrutura da Vila Caneca e também na construção de uma nova residência para uma família de portadores de deficiência física, moradores de Linha Cachoeira Baixa. Para este ano, o investimento será na ampliação da creche do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). Ações como estas multiplicam os valores investidos pelas empresas e profissionais liberais na aquisição dos dados da pesquisa.

Nos dias atuais é a informação que faz os negócios girarem e sem ela fica praticamente impossível tomar decisões em relação ao mercado. Neste contexto, a Pesquisa Preferência Real, coordenada pelo Rotary Clube Chimarrão e realizada pelo Nupes/Unisc, com apoio da Caciva, pelo terceiro ano consecutivo, surgiu como uma ferramenta de apoio ao empresariado local. A questão foi enfatizada pelo presidente da Caciva e coordenador do levantamento pelo Rotary Chimarrão, Adilor Adams, na noite da última terça-feira, durante a entrega da distinção aos 95 empresários e profissionais liberais homenageados. Adilor também destacou a seriedade, transparência e credibilidade da amostragem realizada pelo Nupes e frisou que por este motivo o trabalho tem o apoio irrestrito da Caciva. O presidente do Rotary Chimarrão, André Gaspar Schmidt, disse que o evento é um momento de engrandecimento do trabalho realizado pelo clube de serviço na comunidade. Ele acrescentou que a homenagem aos que desempenham melhor suas atividades na opinião dos pesquisados é uma forma de valorização do empresariado local. André salientou ainda que os recursos arrecadados serão como sempre utilizados nas obras sociais coordenadas pelos rotarianos no Município, em especial o Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). A entidade tem recebido o apoio do Rotary Clube Venâncio Aires, que vai atuar em conjunto com o Rotary Chimarrão em sua ampliação. Com isso poderão ser atendidas mais crianças, além das atuais 250 assistidas pela equipe do Casva.

Parte dos recursos arrecadados com a comercialização da Pesquisa Preferência Real 2003 será aplicada em obras sociais que vem sendo promovidas em parceria entre o Rotary Clube Venâncio Aires e o Rotary Chimarrão. Os dois clubes de serviços se uniram para implementar o projeto de ampliação do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva), que em 24 de dezembro estará completando 40 anos de atividades. A informação foi confirmada na última quarta-feira pela diretora da Creche do Casva, Genny Quintana de Carvalho. A instituição atende atualmente cerca de 200 crianças, entre zero e cinco anos e tem uma longa fila de espera por vagas. Cumpre funções de escolinha infantil e extraclasse, com apoio de uma equipe de 17 funcionários e cinco estagiários. O Casva é uma organização não-governamental (ONG) filantrópica – sem fins lucrativos – fundada em 24 de dezembro de 1964. Sua manutenção é fruto de parcerias com o setor público, apoio de empresas e da comunidade em geral. Segundo Genny, que trabalha na organização como voluntária, o Casva mantém convênio com o Governo Federal, recebendo mensalmente R$ 1.940,00 e uma contrapartida de R$ 388,00 da Prefeitura Municipal. Também se mantém com os valores repassados pelas empresas de acordo com o número de filhos dos funcionários atendidos e da contribuição dos pais. A ampliação projetada envolve as instalações da creche do Casva localizadas na rua 1o de Março, que abriga filhos de pais que não podem cuidá-los porque precisam trabalhar e de outros com problemas de saúde. A organização mantém ainda uma segunda sede, onde atende menores dos 6 aos 14 anos, na Rua Jacob Becker, imediações do Colégio Oliveira Castilhos, com acompanhamento escolar e extraclasse.