18.05.2017 - Atualizado em 10.07.2017 - 15h25
Aos 99 anos, fundador do Rotary Venncio recebe a condecorao nesta sexta

Fonte: Ol Jornal
Por iniciativa do vereador Andr Puthin (PMDB), o porto-alegrense, Joo Gomes Mariante, recebe na noite desta sexta-feira, 19, o Ttulo de Cidado de Venncio Aires. A condecorao, concedida pela Cmara de Vereadores, ser entregue durante a abertura oficial da 56 Conferncia Distrital do Rotary, na Sociedade Olmpica de Venncio Aires, a partir das 20h.

Joo Gomes Mariante fundou em 12 de junho de 1949 o Rotary Club de Venncio Aires e organizou campanhas e medidas simples e efetivas de higiene e sade pblica como, por exemplo, a distribuio de lates com leo queimado para combate ao mosquito. Da entidade, alm de fundador tambm foi o segundo presidente. Nesta poca, em que morou na Capital do Chimarro era o responsvel pelo Posto de Higiene da cidade.

O escritor, psicanalista, professor e jornalista atualmente, aos 99 anos, mora em Porto Alegre. Na capital gacha, editor do Jornal MenteCorpo. Peridico este com 15 anos de circulao e tiragem de 35 mil exemplares distribudos no Brasil inteiro e no exterior.

Em paralelo a sua intensa atividade clnica iniciada nos anos 40 no Rio de Janeiro, tambm se dedicou a produo literria. No ano passado lanou em Venncio, o livro Getlio Vargas O lado oculto do presidente. Antes, j havia escrito Os Trs no Div: um estudo sobre Getlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha.