16.04.2002 - 17h21
Solidariedade - rotary chimarrão realiza sonho de edmundo, laine, rony e celi siebeneichler
A solidariedade, o auxílio aos mais necessitados e o bem viver das pessoas da comunidade sempre foi e continua sendo o ideal dos rotarianos. Colocar em prática afazeres sociais e atividades conjuntas em benefício ao próximo, acabou tornando-se rotina conhecida entre a sociedade venâncio-airense e também, em particular, da família Siebeneichler que, desde o final de semana, está de casa nova.

O projeto elaborado e efetivado pelos integrantes do Rotary Clube Chimarrão encerrou no domingo, dia três de agosto, com a entrega oficial, à família Siebeneichler, de uma residência localizada próximo a estrada principal de Linha Cachoeira, há cerca de 30 quilômetros da sede do município. Além dos associados do Rotary Chimarrão e familiares, esteve presente também o governador do distrito 4680, Henrique Walner Alves Feijó, acompanhado pelo presidente do Rotary de Santa Cruz do Sul Tabajara Ramalho de Andrade e de representantes do Rotary Clube Venâncio Aires. A construção do novo espaço começou em abril com um chalé de 70 metros quadrados construído com recursos adquiridos através da comunidade, de colaboradores, de campanhas e da Pesquisa de Preferência Real organizada pelo Rotary Clube Chimarrão. Além da casa, Edmundo, Laine, Rony e Celi receberam camas, colchões, cobertores, balcão e kit de cozinha, alimentos e roupas.

A realização do sonho da família Siebeneichler começou através de uma carta, escrita pela única irmã alfabetizada, encaminhada ao programa Cidade Viva, apresentado por Moacir Eisermann na Rádio Venâncio Aires, em meados de 2002. Os filhos de Edmundo relataram as dificuldades enfrentadas por eles, principalmente de deslocamento, já que todos possuem deficiência física nas pernas. Residindo em meio aos morros de Linha Cachoeira Baixa, era grande a dificuldade para a busca de alimentos, de remédios e até mesmo para ir ao médico. As doenças impedem a família de manter as plantações e por isso vivem da criação de alguns porcos, vacas e galinhas. Solidarizados com a história que também foi apresentada pelo Jornal Gazeta do Chimarrão, o Rotary Chimarrão decidiu auxiliar a família que agora já pode contar com uma nova casa, novos móveis e com um acesso mais adequado para o deslocamento das principais necessidades como alimentação e atendimento de saúde. O trabalho de quatros meses realizado pelos próprios integrantes do Rotary Clube Chimarrão também contou com o apoio da administração municipal através da Capatazia de Vila Deodoro, no 3º Distrito.

Emocionados com tudo o que a comunidade de Venâncio Aires, através do Rotary Chimarrão, está proporcionando a família diz que só tem a agradecer. Uma nova carta foi escrita para expressar através dela, o sentimento de gratidão. Num dos trechos, eles tentam explicar o que sentem: “Muito obrigado de coração nós estamos muito felizes porque vocês tiraram nós do buraco. Que Deus lhes pague em dobro pois agora somos mais felizes”.