22.07.2008 - 14h39
Governador do rotary quer ações em prol de inclusão e desenvolvimento
Na terça-feira, dia 15, o governador do Distrito 4680 de Rotary, Tirone Lemos Michelin, esteve no município. O objetivo principal da visita foi acompanhar a reunião ordinária do Rotary Club Venâncio Aires – Chimarrão, realizada na noite de terça-feira, mas no roteiro do rotariano constaram ainda reuniões com o prefeito Almedo Dettenborn e com a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.
Além de acompanhar o ritmo de atividades do clube venâncio-airense e conhecer o plano para a gestão da diretoria 2008/2009, presidida por Astor Mahl, o governador participou da reunião para fazer alguns anúncios, em especial de novos projetos do clube. Michelin diz que a principal meta desta gestão, além de continuar trabalhando pela inclusão, é gerar desenvolvimento. Para tanto, o governador explica que essas duas metas são como dois braços, que devem se unir.
Para ele, a sociedade possui uma população de baixa renda que precisa de auxílios básicos, como acesso à educação, alfabetização e alimentação. Mas, a novidade é que a partir de agora o Rotary vai atuar também pelo desenvolvimento. “Junto com o Poder Público podemos agir para trazer à sociedade alternativas de desenvolvimento que gerem riqueza”, afirma o governador. A fim de resolver essa questão, o Distrito 4680, do qual Venâncio faz parte, firmou uma parceria com o Distrito 6330, do Canadá e Estados Unidos.
A intenção da parceria entre os dois distritos é trazer à região técnicas adotadas nos países da América do Norte, a fim de melhorar a produção, aplicar mais tecnologia e gerar renda e desenvolvimento nos mais diversos setores. A partir de agora, o Rotary vai proporcionar que cada município do distrito faça uma espécie de “troca de experiências” com uma cidade do Distrito 6330, aproximando assim as comunidades das duas regiões. Esse trabalho, explica o governador, será feito em parceria com mais cinco instituições. “Isso é o start de um projeto que existe dos dois lados. É só encostar”, acredita.
Durante a tarde, em reunião com o prefeito Almedo Dettenborn, Michelin apresentou o novo projeto do Rotary. De acordo com ele, a ação foi bem aceita por Dettenborn. “O prefeito viu potencialidades nessa parceria”, diz, completando que o Poder Público sempre é parceiro nas atividades da entidade. Entre elas, o governador cita como exemplo o combate ao analfabetismo. “Em 2010 o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a chegar aos índices que a ONU preconiza como meta (reduzir o número de analfabetos a menos de 4% da população)”.

VISITAS
Além de visitar a Prefeitura e os meios de comunicação, na terça-feira o governador distrital esteve na Escola Municipal Benno Breunig, onde o Rotary Club Venâncio Aires – Chimarrão, em parceria com a Brigada Militar, realizou uma exposição dentro da campanha de educação para o trânsito, desenvolvida pelo clube. “Eu achei interessantíssimo. Me chamou a atenção o perfil das crianças. Se vê que a cidade tem futuro”, elogia Michelin.
Durante seu encontro com o presidente do Rotary Chimarrão, Astor Mahl, o governador fez algumas sugestões referentes às ações do clube, em especial no que diz respeito à campanha do trânsito. “Sugeri ao clube atuar nucleadamente: escolher um bairro e focar as atividades nele. Me parece que essa escola (Benno Breunig) tem características para concentrar isso”, defende.

PROJETOS
Durante a visita ao Rotary Chimarrão, o governador apresentou o programa Lixo Zero. Michelin entregou ao clube o projeto, desenvolvido por rotarianos, que pode ser aplicado no município. A intenção da iniciativa é separar e reciclar todo o lixo produzido na cidade. “Pode gerar emprego, receita, cooperativas, tudo, e essas soluções geram crédito ambiental”, afirma.
Nesta gestão, o Distrito 4680 inovou em diversos aspectos, entre os quais o governador destaca a criação de um banco de projetos, para o qual cada clube é convidado a apresentar pelo menos uma proposta. Do mesmo modo, está iniciando as atividades da Associação dos Rotarianos, que vai auxiliar na arrecadação de verbas para o desenvolvimento de projetos dos clubes. Outra novidade é o credenciamento do distrito para a realização de intercâmbio de jovens.