02.07.2008 - 15h56
Rotary chimarrão: gestão de colaboração com a comunidade
Na noite de terça-feira o presidente 2007/2008 do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, Moacyr Jungblut, entregou o cargo a Astor Miguel Mahl, que assumiu junto com a nova diretoria. O ano rotário foi marcado por ações em prol da comunidade, dando atenção especial ao auxílio aos necessitados e à conscientização sobre temas relevantes, como o trânsito.

Sob a presidência de Moacyr Jungblut, uma das maiores ações do Rotary Chimarrão foi a campanha Trânsito: uma questão de vida ou morte, criada logo após o encerramento da primeira campanha do trânsito, iniciada na gestão anterior e finalizada no início do atual ano rotário. Conforme o presidente, o projeto conta com o envolvimento das escolas do município, nas quais foram distribuídas mais de l,4 mil revistas instrutivas na prevenção de acidentes. Os alunos também participaram da escolha do nome do mascote da campanha, denominado de Rotarito, que passou a fazer parte dos eventos e palestras sobre trânsito. A campanha teve amplo apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Sesc, Rotaract, Interact e patrocínio de diversos apoiadores.

Nesta gestão foi realizado mais uma vez o maior evento do Rotary Chimarrão, o Prêmio Preferência Real. Promovido anualmente, trata-se de uma pesquisa de opinião para eleger as empresas e pessoas mais lembradas pelos venâncio-airenses. Os vencedores são agraciados com troféus conforme as atividades que desenvolvem. “Os recursos angariados no evento são voltados às ações sociais de nossa comunidade, como exemplo, os destinados à Associação dos Deficientes Visuais de Venâncio Aires (Adeviva), entidade adotada pelo clube”, diz Jungblut. Neste ano, o evento contou com a presença do governador distrital do Rotary, João Alberto Dutra. Para realização da Pesquisa de Preferência Real, o clube conta com as parcerias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Câmara de Comércio e Indústria de Venâncio Aires (Caciva).

A Adeviva foi uma das entidades que receberam auxílio do Rotary Chimarrão. O clube apoiou a aquisição de equipamentos como máquinas de escrever em braile e o projeto de criação do Conselho Municipal de Deficientes de Venâncio Aires. Além disso, doou cestas básicas, colaborou com o transporte de equipamentos para a sede da Adeviva e, no Natal e no Dia das Crianças, entregou brinquedos e material escolar aos portadores de deficiência visual.

Nesta gestão, o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão entregou o título Paul Harris, a maior distinção de Rotary, a Sérgio Müller. Como forma de divulgar o clube e mostrar à comunidade as ações realizadas, a entidade criou sua página oficial www.rotarychimarrao.com.br. “O clube poderá divulgar as atividades realizadas, efetuar contatos com clubes rotarianos, bem como contar com a participação da comunidade, acessando nosso site”, diz o presidente 2007/2008.

AUXÍLIOS
Uma das grandes parceiras nesta gestão foi a Prefeitura. O clube participou de eventos de cunho patriótico e da programação da Fenachim, durante a qual foi realizada a reunião festiva de dez anos de fundação do Rotary Chimarrão, além dos eventos natalinos promovidos na Praça da Matriz e do engajamento nas campanhas de vacinação de crianças. Em parceria com a Prefeitura também foram adquiridas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal para o Monumento da Bandeira, na Praça Evangélica

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar se engajaram nas campanhas de educação para o trânsito, através de demonstrações e palestras nas escolas. O Rotary também atuou na campanha Cartas ao Papai Noel dos Correios doando e entregando bicicletas, repassando ao Centro Promocional João XXIII materiais necessários para o tratamento de pessoas com problemas auditivos e angariando livros e revistas para a biblioteca do Hospital São Sebastião Mártir, beneficiado também com equipamentos para o serviço de nutrição.

Entre as pessoas beneficiadas pelas ações do clube está o maratonista Paulo Abraão, que representa Venâncio Aires em diversas maratonas, inclusive na São Silvestre. Ao atleta foram entregues diversos materiais esportivos. Já para a família Lord, de vila Olavo Bilac, foi feita a doação de cestas básicas, colchões, roupas e fraldas. Para beneficiar os necessitados, foi criado um banco ortopédico, que consiste na aquisição de cadeiras de rodas, muletas e equipamentos de prótese para doação.

EVENTOS
Entre os eventos organizados pelo Rotary Chimarrão, destaca-se a realização de palestras de conscientização sobre o trânsito nas empresas e escolas, dentro da campanha de trânsito. A intenção do clube foi trabalhar a prevenção.

Nas escolas também foi realizado o Seminário das Profissões. A fim de auxiliar os jovens na hora de escolher uma carreira, palestrantes rotarianos e convidados falaram sobre as atividades que desempenham para alunos do Ensino Médio, que já estão entrando no mercado de trabalho ou tendo que escolher um curso superior.