24.04.2008
Campanha do rotary visa a conscientização no trânsito
Com o lema Conscientize-se: no trânsito a vítima pode ser você, o Rotary Club Chimarrão lançou sua campanha de trânsito 2008. O ato aconteceu terça-feira à noite, durante reunião-jantar na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O encontro também serviu para apresentação do mascote da entidade, que terá seu nome escolhido através de uma campanha com alunos das escolas de Venâncio Aires.

A noite iniciou com a reunião normal do clube de serviços, seguida de jantar e, após, aconteceu o lançamento da campanha. Criada no ano passado por membros do Rotary Chimarrão, teve prosseguimento e este ano toda a mídia foi desenvolvida pela empresa Mídiaprodutora. A campanha consiste na divulgação, pela imprensa, de anúncios, entrega de folderes e material didático às escolas, e colocação de faixas nas ruas centrais da cidade. Tudo voltado à conscientização.

Levantamentos mostram que nas estradas e vias urbanas do Brasil, a cada ano, são contabilizados 750 mil acidentes de trânsito. O resultado são cerca de 27 mil mortes e mais de 400 mil lesões permanentes. A maioria dos acidentes acontece por falta de educação ou imprudência no trânsito. Quarenta e seis por cento dos envolvidos nestes acidentes são homens, com idades inferiores a 30 anos.

Este é um dos fatores que levou o clube de serviços a dar continuidade à campanha. Os mesmos índices também direcionaram à conscientização. Se com o nosso trabalho conseguirmos salvar uma única vida, já terá valido a pena, citou o responsável pelo protocolo, Luciano Naue.

Encerrada a apresentação, o capitão Eduardo Gener Pinheiro Medeiros, comandante do Corpo de Bombeiros, elogiou a iniciativa do Rotary e frisou que a campanha está no caminho certo. A prevenção começa pelas crianças, citou o oficial. Ele observou a abrangência da campanha e disse que, com ela, o clube de serviço está auxiliando o Corpo de Bombeiros.

O assessor do Governador do Distrito 4680, Lúcio Lourenço Rabuske, mencionou que o Rotary Chimarrão, agora presidido por Moacyr José Jungblut, sempre realiza projetos de impacto e utilidade à comunidade.

Também presente no ato, o prefeito Almedo Dettenborn taxou como brilhante idéia a campanha que tem como um dos alvos a educação e conscientização das crianças. Alguma coisa tem que ser feita para frear os crimes no trânsito e esse é o caminho, ressaltou.

Finalizando a reunião, o presidente reforçou a retomada da campanha e falou que a questão trânsito é uma preocupação mundial. Até o Vaticano criou os dez mandamentos do trânsito, onde o primeiro é não matarás, declarou Jungblut.