29.03.2008
Interact completa 25 anos de atividades voluntárias
Em março de 1982, jovens patrocinados pelo Rotary Club Venâncio Aires se reuniram para formar um clube de serviço. A vontade deles? Trabalhar, voluntariamente, e contribuir com a comunidade. Liderado por Paulo Marquetto, o grupo debatia e organizava ações em benefício da sociedade venâncio-airense.

Apenas um ano depois, em 30 de março, a equipe foi oficializada como Interact Club Venâncio Aires. Durante 25 anos, muitos projetos foram colocados em prática e as conquistas receberam dimensões regionais. Devido a essa atuação marcante, o Interact da cidade foi eleito, por sete vezes consecutivas, o melhor clube do Distrito 4680.

Apenas um Brinquedo, visitas ao Lar Novo Horizonte, incentivo à doação de sangue e órgãos, jantares beneficentes, Mutirão contra a Fome e o Frio, auxílio na Bierchoppfest, brechós, Festival do Refri e venda de trufas são exemplos de campanhas promovidas pelo Interact. Conforme explica a presidente Daniela dos Santos, as promoções são realizadas com o apoio de clubes integrados ao Rotary e demais entidades de serviço.

Apesar da constante renovação de sócios, o ideal de servir com amor e dedicação permanece o mesmo desde a fundação. A participação no clube também estimula valores pessoais, como responsabilidade, liderança e amizade. Atualmente com dez integrantes e um convidado, o Interact está aberto a novos associados dispostos a ajudar de forma voluntária.

UNIDAS PELO VOLUNTARIADO
Cinara Alves dedicou mais de quatro anos ao movimento interactiano. A convite de uma vizinha, a jovem entrou no clube sem grandes expectativas. “Disse: 'tá, vou'”, lembra. Não demorou a descobrir a paixão pelas atividades do Interact. “Sempre gostei de fazer campanhas e a amizade te motiva bastante”, avalia.

Cinara, com 18 anos, já foi secretária, presidente, vice e integrou a Comissão de Serviços Internos do clube. Em outubro, foi morar em Santana do Livramento para cursar a faculdade. Precisou se afastar do Interact. Mas a distância não apaga as lembranças da moça, que sente saudade especial da Conferência Multidistrital de Interact Clubs (Comic) e dos brechós promovidos pela equipe.

Apesar de ter ido embora, Cinara deixou uma marca ativa no grupo. Roberta Kliemann, de 17 anos, não resistiu ao convite enfático da amiga. “E foi bom”, define. A adolescente já conhecia o trabalho do pai, integrante do Rotary Club, e se sentiu motivada pelas ações realizadas em parceria com as demais entidades.

Roberta lembra que, mesmo com as brincadeiras, comprometimento é um dos valores do Interact. Ao citar os seminários de liderança, dos quais participa, a voluntária atenta para outra qualidade estimulada pelo clube. “O Interact visa a isso: ajudar a comunidade e seus sócios na formação como líderes”, afirma.

A jovem já ocupou muitos cargos dentro do clube e foi confirmada como próxima presidente a ser empossada em julho. Para assumir essas ações, Roberta conta com o apoio da família. A própria irmã mais velha integra o Rotaract. Ao finalizar, a moça agradece ao apoio recebido pelo clube e ao rotariano coordenador do Interact, João Moacir Ferreira.