13.03.2008
Rotaract club comemora 40 anos
Homenagem ao Rotaract Club Venncio Aires
Hoje, dia 13, os Rotaract clubes e a famlia rotria tm um grande motivo para comemorar. H exatamente 40 anos era fundado o primeiro Rotaract Club no mundo, programa oficial de Rotary International, em 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Rotaract clubes so clubes de servio que renem jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em fazer algo mais por sua comunidade, em aumentar seu crculo de amizades e tambm desenvolver qualidades de liderana pessoal e profissional. Com o objetivo de desenvolver a liderana, o trabalho de equipe e as relaes internacionais, o Rotaract rene jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferena, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas.

O nome Rotaract surgiu da expresso Rotary in Action (Rotary em Ao) e segue o lema Companheirismo atravs do servio. Esse programa de Rotary desenvolveu-se rapidamente em sua curta existncia, contando atualmente com 7.057 clubes espalhados em mais 162 pases, totalizando um quadro social internacional de 162.311 scios. O Brasil o segundo pas do mundo que concentra o maior nmero de rotaractianos em seu territrio, atrs da ndia, representado por 642 clubes, um total de 14.766 scios (conforme dados do dia 3 do registro no Rotary Internacional), que trabalham em benefcio das suas comunidades locais.

Em Venncio Aires, o Rotaract Club, apoiado pelo Rotary Club Venncio Aires e Rotary Club Venncio Aires - Chimarro, foi oficialmente fundado em 30 de novembro de 1989 e conta atualmente com 23 membros, entre scios e convidados.

Entre as principais atividades e projetos do clube, pode-se destacar o Caf Consciente, j realizado por quatro edies. O projeto consiste em levar s crianas de comunidades carentes caf da manh, seguido de uma descontrada conversa com dentistas, que explicam a importncia da higiene bucal e depois colocam em prtica, escovando seus dentes.

O Rotaract Club Venncio Aires j realizou duas edies do projeto Hora do Conto. O objetivo maior dessa atividade incentivar as crianas a praticarem atividades relacionadas cultura e leitura. Na oportunidade tambm foram doados exemplares de livros infantis s crianas.

O clube tambm j promoveu a tradicional SuperGincana Rotaract por 11 edies, mobilizando milhares de pessoas do municpio, alm das campanhas do Agasalho e do Brinquedo, em parceria com Interact Club e Leo Clube, e projetos em parceria com os rotarys da cidade, como o Dindinho, que percorre as principais ruas da cidade. Em nvel nacional, o clube j recebeu por dois anos consecutivos a meno de Melhores Projetos do Brasil, nas categorias Internacionais e Internos.