01.09.2006
Oportunidade para estabelecer rumos para o futuro regional
A iniciativa do Rotary Club Chimarro, de Venncio Aires, ao propor e ao fazer realizar na noite de hoje um seminrio com a participao dos vrios candidatos ao governo do estado, visando a apresentao de questes de interesse regional pela comunidade, e ouvir as propostas de solues dos que almejam o mandato de governador, por demais oportuna. O seminrio O futuro dos Vales Taquari e Rio Pardo na viso do novo governador, extremamente adequado ao momento eleitoral que vive o pas, na expectativa da escolha de novos governantes e legisladores, e quando todas as questes devem ser debatidas.

O perodo eleitoral presta-se exatamente para esta finalidade: criar oportunidades para o povo saber quanto os senhores candidatos conhecem da realidade estadual, e igualmente conhecer na integralidade as propostas que elaboraram para encaminhar as solues que so desejadas pela populao. A proximidade dos postulantes ao mandato de governador e a populao interessada em suas futuras aes, caso sejam eleitos, preenche a lacuna criada pelo distanciamento das campanhas do rdio e da televiso epermite uma melhor aferio da qualidade do conhecimento de cada um sobre a realidade regional, a qual como todos sabem diversa daquela encontrada em outras regies do estado.

Um estado, especialmente como o Rio Grande do Sul, tem situaes mltiplas originadas de sua prpria histria e por conseqncia possui tambm desigualdades que precisam ser conhecidas em suas especificidades para que possam encontrar solues. Um planejamento global extremamente desejvel, mas os cuidados setoriais tambm no podem ser esquecidos. Exatamente por no ter sido sempre tratado desta forma o destino do estado tem enfrentado dificuldades para um desenvolvimento harmnico, provocando o surgimento das diferenas regionais. E estas so razes do desequilbrio econmico e de desenvolvimento entre regies inclusive limtrofes entre si, causa do crescimento dos problemas enfrentados, e fonte de maiores dificuldades para o encontro das solues.

Assim, o seminrio extremamente oportuno, porquanto os Vales do Rio Taquari e do Rio Pardo tm mltiplas semelhanas, que os aproximam como duas das regies econmicas mais importantes do estado epodem discutir em conjunto como transformar estas semelhanas em maiores ganhos para todos. Mas igualmente possuem diferenas e desigualdades que precisam ser conhecidas pelos futuros governantes, para atuao especfica em seu enfrentamento.

A importncia do evento proposto pelo clube de servio ficou ainda mais consolidada no momento em que se organizadores participaram de reunio da Associao dos Municpios do Vale do Rio Pardo, apresentando o seminrio que devero realizar. E dos prefeitos da Amvarp, receberam a pronta adeso ao encontro, assegurando os dirigentes municipais que apresentaro aos candidatos um elenco dos pleitos dos municpios e da regio para que aqueles digam por qual forma pretendem enfrent-los. Alis, um primeiro passo para futuros encontros entre entes pblicos representados por estado e municpios, j que se exige sempre que estes trabalhem em conjunto na busca de solues para a populao.

Resta agora a comunidade fazer a sua parte, apoiando iniciativas desta ordem, fazendo-se presente, e tendo encaminhado os seus questionamentos aos candidatos que iro comparecer ao seminrio. Pelo ineditismo da iniciativa no mbito regional, espera-se que o seu resultado seja positivo. Ao menos para que os candidatos saiam ao final, conhecendo com maior profundidade a realidade de duas regies, que embora contribuam para o desenvolvimento estadual, ainda enfrentam srios problemas e extremas dificuldades.