22.06.2007
Rotary visita clube uruguaio
Entre os dias 6 e10 deste ms, o Rotary Club de Pando, da cidade de Pando, no Uruguai, recebeu a visita de rotarianos da regio. A viagem, organizada pelo Rotary Club Venncio Aires, teve a participao de mais de 30 pessoas, integrantes dos Rotarys Venncio, Chimarro e Arroio Grande, de Santa Cruz do Sul.

Conforme um dos organizadores da visita, Erni Kunkel, a integrao entre o Rotary Venncio e o Pando existe h mais de cinco anos. A viagem, alm de promover uma visita ao clube do pas vizinho, serviu para entregar ao Rotary Pando o Projeto de Lei e uma cpia da Lei que d o nome de Rua Pando Uruguay a uma rua na Vila Battisti. O projeto de lei foi criado pelo rotariano Asuir Silberschlag, quando era vereador em Venncio. A Lei do dia 15 de dezembro de 2004. Os documentos foram entregue por Asuir Silberschlag e Wilson Puthin.

Tambm foram entregues ao clube uruguaio 700 escovas de dente. O Rotary Pando, por sua vez, homenageou o Rotary Venncio com a entrega de um quadro. Durante jantar festivo, realizado na noite da sexta-feira, dia 8, para integrao entre os clubes brasileiros e uruguaios, o rotariano Erni Kunkel recebeu o ttulo Paul Harris.

ROTEIRO Conforme Kunkel, os rotarianos chegaram cidade de Pando na quinta-feira, dia 7. No dia seguinte conheceram Colnia Sacramento, cidade de colonizao tpica portuguesa rica em arquitetura do sculo XVII e declarada patrimnio Histrico Cultural pela Unesco. No mesmo dia, visitaram e almoaram na granja Colnia, em Arenas, onde conheceram o maior colecionador de lpis do mundo.

Na noite de sexta-feira, dia 8, aconteceu o ponto alto da viagem: a visita aos integrantes do Rotary Pando com jantar festivo. O encontro teve ainda a presena do governador do Distrito de Pando, membro do Rotary da cidade. Antes da volta, houve ainda uma visita a Montevideo, Punta Del Leste e Rivera.