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18.11.2004 - 14h07
Preferência real 2004 - premiação
Na última quinta, dia 18, foi realizada a entrega dos certificados aos agraciados neste ano na Pesquisa Preferência Real, evento realizado pelo Rotary Cube Chimarrão, com apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços – Caciva e Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, com o trabalho de campo do seu Núcleo de Pesquisas – Nupes. O trabalho de campo foi realizado entre os dias 24 e 28 de agosto, com 548 entrevistados com idades de 16 anos ou mais. As questões além de identificarem a condição sócio-econômica dos entrevistados, também buscaram saber suas preferências em torno de marcas e serviços, existentes e ofertados no município. Trata-se de evento que já está em sua quarta edição, e sua intenção é ofertar com seu resultado, ferramentas para todo o setor de indústria, comércio, serviços e profissionais liberais, para que possam melhorar suas atividades e melhor atender sua clientela, na busca de um aperfeiçoamento cada vez melhor.

A iniciativa é por todas as razões válida e atual, num momento em que se ampliam as ofertas pelo desenvolvimento da atividade econômica municipal, em que todos os seus agentes precisam estar cada vez melhor preparados para a disputa de clientes, aumentando sua capacidade de proteção. Nos tempos atuais o profissionalismo é exigência cada vez maior de toda a atividade de negócios, e formas de verificação dos resultados desta atividade, se atinge ou não os seus objetivos, precisam ser constantemente ofertados. É o que realiza a Pesquisa Preferência Real.

Ao contrário de ser um modismo eventual esta iniciativa já se afirma como permanente, e necessária às atividades empresariais locais. Aperfeiçoando-se ao longo do tempo, tende a cada vez mais se firmar no conceito dos participantes e também, perante a comunidade a qual são apresentados os seus resultados, como forma de julgamento.

Aos escolhidos pela preferência do público, fica o alerta de que é preciso intensificar seus esforços, para manter a sua identificação entre as preferências do público. Àqueles que não obtiveram notas pela escolha da população fica o alerta de que é preciso redobrar os seus esforços, para conquistar o seu espaço, e que os resultados por certo apontam para o fato de que ainda não atingiram seus objetivos.

O evento também serve para alertar a todos de que nos tempos atuais, a identificação de marcas de empresas e de serviços, bem como de profissionais que trabalham com o público, não é conquista do acaso. Marcas se identificam por um trabalho persistente, contínuo e permanente. Somente desta forma e que os objetivos empresariais poderão surgir e apresentar resultados. Não existem fórmulas mágicas, mas apenas o trabalho árduo e persistente. Uma correta política de venda de imagem, acompanha sempre a evolução dos negócios, e isto é obtido através do marketing adequado em cada caso. Que é feito através do uso adequado e inteligente dos meios de comunicação, hoje largamente disponíveis.

Além de tudo a pesquisa está a demonstrar que a classe empresarial local, da qual muito se reclamava evolução em termos de qualidade e preparo, nos dias de hoje já se acha integrada a modernos conceitos da atividade, um passo significativo no rumo da modernidade. Atingindo um apreciável estágio econômico da cidade e do município, identificada a existência de um mercado local de grande importância e potencial, é preciso estar à altura deste novo momento. E, ao que se verifica, estamos no rumo certo e no caminho adequado. Será sempre conveniente observar que ao unificar em uma única entidade, os vários segmentos empresariais de nossa economia, a Caciva, já foi dado em anos passados, um importante passo de amadurecimento da classe empresarial de Venâncio Aires.

Iniciativas como esta são os passos seguintes de uma grande é importante caminhada rumo ao aperfeiçoamento.