História do Rotary Internacional

Os quatro primeiros rotarianos: Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul P. Harris

Paul P. Harris, um advogado, queria criar um grupo profissional com o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. Em 23 de fevereiro de 1905, ele se reuniu com Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey no escritório de Loehr, em Chicago, para o que ficaria conhecido como a primeira reunião de Rotary Club. O nome "Rotary" surgiu devido ao sistema inicial de rodízio do local das reuniões.

Dentro de cinco anos, clubes foram fundados em diversas cidades dos EUA, como São Francisco e Nova York.

Em agosto de 1910, os rotarianos realizaram sua primeira Convenção, em Chicago, e os 16 clubes que existiam na época formaram a Associação Nacional de Rotary Clubs.

Em 1912, o nome foi alterado para Associação Internacional de Rotary Clubs para melhor refletir a existência de clubes em outros países. O nome Rotary International foi adotado em 1922. Em julho de 1925, havia mais de 2.000 clubes e cerca de 108.000 associados em seis continentes.Em julho de 1925, havia mais de 2.000 clubes e cerca de 108.000 associados em seis continentes.

Encerramento da primeira Convenção, em 18 de agosto de 1910

A reputação do Rotary atraiu presidentes, primeiros ministros e muitas outras pessoas ilustres, como o autor Thomas Mann, o diplomata Carlos Romulo e o compositor Jean Sibelius.

Com o crescimento do Rotary, os associados passaram a usar seus recursos e talentos para ajudar suas comunidades.

O Rotary e a II Guerra Mundial

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços de prestação de serviços de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, rotarianos realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.

Em 1945, 49 rotarianos serviram em 29 delegações na conferência de fundação da ONU. O Rotary ainda participa ativamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo em suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.

"São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo livre", declarou certa vez o ex-primeiro-ministro Winston Churchill da Grã-Bretanha.

No limiar de um novo século

Com a proximidade do século 21, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a enfocar tópicos de alta importância como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.

Em 1989, a organização aprovou a admissão de mulheres nos clubes e hoje conta com mais de 145.000 rotarianas em seu quadro social.

Após a queda do Muro de Berlim e com a dissolução da União Soviética, Rotary Clubs foram formados ou reativados na Europa Central e Oriental. Em 1990, o primeiro Rotary Club russo foi inaugurado e nos anos seguintes a organização passou por considerável crescimento.

Mais de um século após Paul Harris e seus colegas terem fundado o clube que eventualmente levou ao estabelecimento do Rotary International, rotarianos continuam a se orgulhar da história da organização. Em homenagem ao primeiro clube, rotarianos preservaram o local original dos encontros na sala 711 do prédio Chicago's Unity Building, recriando o escritório assim como ele era em 1905. Durante muitos anos, o Clube Paul Harris 711 manteve a sala aberta para rotarianos visitantes. Em 1989, quando o prédio estava prestes a ser demolido, o clube desmontou cuidadosamente o escritório e salvaguardou materiais como portas de radiadores. Em 1993, o conselho diretor do RI designou um local permanente para a Sala 711 no 16° andar da sede mundial em Evanston.

Em 2001-02, o Rotary International começou a desenvolver um plano estratégico para servir de guia à organização em seu segundo século de prestação de serviços. Em junho de 2007, o conselho diretor do RI aprovou o Plano Estratégico de 2007-10, o qual enfatiza as sete prioridades indicadas a seguir: