Os Rotarianos

Quem são

Pessoas de diversas profissões (médicos, artistas, empresários, etc.) que se associam ao Rotary e utilizam seus conhecimentos para ajudar a resolver as necessidades mais prementes de comunidades em todo o mundo.

De onde vêm

Do Haiti, da Groelândia, da Nigéria, de Cingapura e de todo o mundo. Atualmente, os países com maior número de clubes são: Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil. As regiões com maior crescimento são o Sudeste da Ásia e a África.

O que fazem

Os rotarianos usam seu tempo, energia e entusiasmo para desenvolver projetos sustentáveis e de longo prazo local e internacionalmente Eles se concentram em questões importantes, como paz e prevenção/resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico e comunitário.

Compromisso do rotariano

Ao integrar o Rotary, aceita-se seus objetivos e estatutos, comprometendo-se, de forma solene, a se submeter, em todos os momentos, à Prova Quádrupla Rotária, de modo que as palavras, ideias e ações do rotariano sejam sempre justas, amigáveis e benéficas.

Deveres do rotariano, no exercício da profissão ou na condução de seus negócios:

01. A ocupação é uma oportunidade adicional de servir;

02. Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis á sociedade, assim como a dignidade inerente às mesmas;

03. Fazer o possível para dignificar a ocupação e promover os mais altos padrões éticos no exercício da mesma;

04. Ser fiel à letra e ao espírito do código de ética que rege a ocupação, às leis do país e ao padrão da comunidade;

05. Oferecer os conhecimentos profissionais para dar oportunidades a jovens, para atender às necessidades especiais dos outros e melhorar a qualidade de vida na comunidade;

06. Ser honesto na propaganda que fizer e em todas as apresentações ao público, relativas à empresa;

07. Não procurar obter de um rotariano, nem lhe outorgar, um privilégio ou vantagem que não sejam normalmente concedidos, em uma relação comercial ou profissional;

08. Ser justo com seu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, público e todos aqueles com os quais mantenha um relacionamento comercial ou profissional.