24.05.2017
Thedy Correa compartilha felicidade e seus conceitos

Fonte: Ol Jornal
O msico da banda de rock gacho Nenhum de Ns voltou a bater ponto em Venncio Aires. Thedy Correa que vem ao municpio uma vez por ano desde 2014, esteve participando no sbado, 20, da 56 Conferncia da Felicidade do Rotary Distrito 4680. O vocalista e tambm escritor palestrou para rotarianos e comunidade em geral, na Sociedade Olmpica Venncio Aires (Sova).

Thedy Correa abordou o tema O impacto da msica na vida das pessoas, onde mostrou experincias vividades pela prpria banda, com relatos de fs. Dentre elas, sobre a msica Camila, que alerta sobre a violncia sexual.

Uma carta recebida de uma menina de 12 anos de idade durante um show do grupo em Caxias do Sul uma das marcas, onde a garota conta sobre a perda dos pai aos 8 anos e quando foi morar com a me na casa do novo namorado. A partir de ento o padrasto comeou a abusar dela. Ela passou a sofrer preconceito de outras pessoas e ficar reclusa em casa, quando nos relatou que o nico amigo dela nesse perodo era a banda Nenhum de Ns, pois as letras conversavam com ela.

Junto a outros exemplos, Thedy Correa mostrou a importncia de que as msicas faam sentido para as pessoas. Hoje a msica brasileira est devendo nisso. O artista tem que fazer pensar. Em entrevista ao Ol Jornal, o msico porto-alegrense destacou seus conceitos sobre felicidade, esse impacto da msica sobre as pessoas, realidade poltica atual no Brasil e seus projetos com a banda e individuais.

Ol Jornal O que felicidade do teu ponto de vista?
Thedy Correa A felicidade quando tu consegue atingir alguma coisa que tu se prope a fazer ou que tu se prope a obter e o resultado supera positivamente. Assim como a gente no passa a maior parte do tempo triste, a gente no passa a maior parte do tempo feliz, mas a gente persegue a felicidade e no a tristeza. A famlia algo que me deixa muito feliz, a proximidade com ela, o carinho. O reconhecimento me deixa feliz tambm, do trabalho e no de ser reconhecido na rua.

O que tu acha que falta para as pessoas hoje em relao a busca da felicidade?
Tem uma questo que fundamental, pois a sociedade em que a gente vive, ela associa felicidade a bens materiais. No que eu seja um cara de esprito elevado. Aprecio a filosofia budista no sentido de que as coisas que valem a pena na vida elas no so coisas que a gente compre. No so bens que a gente adquire.
As pessoas precisam ter noo de que o que importa so coisas que a gente atinge sem gastar nenhum centavo, mas apenas com a nossa dedicao ao esprito, as boas aes, construir um equilbrio. So coisas que devemos fazer sem depender dos bens materiais. Se tiver que corremos atrs do dinheiro e bens materiais a nossa felicidade uma felicidade falsa.

Qual tua viso como msico/artista, do que hoje a gente vive no nosso pas?
Eu acho que houve uma ruptura democrtica e os acontecimentos da ltima semana provam isso, onde a vontade do povo, ela de alguma maneira, sofreu um desvio de caminho e isso a gente v no tipo de interesse que motivavam as pessoas que esto hoje sendo reveladas, como pessoas que at ento se julgavam honestas e que so o mais detestvel tipo de poltico. aquele que no busca o bem do cidado, da sociedade e que busca se lucropretar com o dinheiro pblico e benefcios.
O Brasil ele est passando por um momento muito delicado em relao a ruptura desse tecido democrtico e tambm dessa reconstruo da autoestima. Acho que devemos ter uma lio muito sria e importante em relao a isso. Quando se fala ah, todos os polticos so iguas. No, nem todo poltico igual, nem todo taxista igual, nem todo mdico igual. E se a gente v coisas que a gente condena nos polticos, a gente precisa olhar ao redor e ns como cidados podemos estar fazendo as mesmas coisas e detestveis, tipo a questo do leite e da carne, que no tinha nenhum poltico envolvido. Ento precisamos olhar para sociedade de maneira muito crtica. O Brasil precisa fazer essa autocrtica e se dar conta que os polticos so um extrato da sociedade que a gente construiu.

Tu prev dias melhores? Acha que vamos crescer com isso como nao?
Se a gente nesse momento no lutar pra que volte pra mo do povo essa capacidade de decidir, as coisas no vo andar bem. A gente viu o que nossa Cmara dos Deputados. Aquela vez que teve a votao do impeachment foi um espetculo grotesco. Todo mundo concorda com isso. Pessoas que hoje se sabe que receberam dinheiro pra votar como votaram, ento a gente tem que pensar que o voto ainda nossa nica arma e ferramenta pra manter a sociedade sadia e votar melhor pra no colocar l pessoas que no pensem no bem comum.

Como a arte no meio desse contexto pode colaborar e como ser fazedor de arte no meio desse contexto?
Acho que a arte tem que sempre lutar pela liberdade, pela reflexo e pela conscincia. A liberdade de escolher. Se tu vai votar no Bolsonaro tu tem que ter essa liberdade, se tu vai votar no Jean Wyllys tu tem que ter essa liberdade. O artista tem que lutar pra que essa liberdade seja preservada, mas a conscincia fundamental e saber que depois que tu escolhe e vota, tu tambm responsvel pelo que vai acontecer.

E a banda Nenhum de Ns, como esto os trabalhos, a estrada, o que se pode esperar?
Estamos ainda comemorando os 30 anos, lanamos a biografia, lanamos um vinho do Nenhum de Ns, camiseta comemorativa, os quatro primeiros discos lanamos no servio de streaming e a gente ainda vai fazer coisas pra manter esse cunho comemorativo dos 30 anos.

E os projetos do Thedy?
Sai livro novo ainda esse ano, at outubro, em parceria com Renato Guedes que um artista plstico e sempre seguindo firme pela causa da leitura, que na minha maneira de ver a nica ferramenta que no existe discusso, no sentido de que qualifica o cidado.