28.08.2012 - 22h45
Intercmbio rotrio de amizade rene apaixonados por motos
Foto: Giuliane da Silva
Companheiros Santa Catarina, Paran, So Paulo, Minas Gerais e Braslia compareceram no evento
Rotarianos de todo o Brasil, apaixonados por motocicletas, se encontraram nesse final de semana em Venncio Aires para participar do 7 Intercmbio Rotrio de Amizade (Ira). O evento, que busca reunir grupos para disseminar o companheirismo dentro do movimento rotrio, conhecido internacionalmente como 'International Fellowship of Motociclist Rotarians' (IFMR).

O Galpo Piazito Carreteiro, na Sociedade de Leituras, foi o palco da abertura do evento, na noite de sexta-feira, 24. Cerca de 70 companheiros compareceram na cerimnia. Companheiro do Rotary Clube Venncio Aires, Joo Moacir Ferreira, ministrou uma palestra sobre a Revoluo Farroupilha, elencando fatos histricos e falou sobre os costumes da tradio gacha. Na noite, ainda aconteceu uma conversa sobre moto-viagens.

O sbado foi marcado por atividades que se estenderam durante todo o dia e noite. Na parte da manh, os participantes conheceram a pista de lao dos Machry, e l saborearam um churrasco campeiro. tarde, os rotarianos prestigiaram uma apresentao do CTG Erva Mate e provas de tiro de lao. A noite contou com uma palestra com o companheiro Srgio Nogueira de Almeida Gaspar; e, aps, uma festa com jantar.

H 40 anos na estrada, o companheiro Gaspar se arriscou, no ano passado, em uma aventura que durou 204 dias em cima de sua moto, Falcon Nx 4 de 400 cilindradas, percorrendo toda a Amrica. Paulista, natural de Botucatu (So Paulo), iniciou seu roteiro indo at Ushuaia da Argentina, ltima cidade do hemisfrio sul, e aps seguiu para Proudohe no Alasca, ltima cidade do hemisfrio norte.

Gaspar contou 61 mil quilmetros percorridos entre os 20 pases visitados. Embora seja uma aventura muito cansativa, ele garante que vale a pena. Ele demorou cerca de um ano para se programar e teve que conseguir visto para o Mxico, Estados Unidos e Canad. Chegou a dormir em hotis, motis e, atravs de alguns contatos, conseguiu casas para passar algumas noites. Algumas pessoas que participam do 'Brazil Rider', me ofereceram suas casas para dormir, lembra.

Questionado se fez sozinho aquela grande aventura, ele afirmou que estava acompanhado de Deus. Eu nunca estou sozinho, ele sempre est comigo, acrescenta.

Aposentado, Gaspar participa de inmeros encontros de motociclistas, e todos eles tm como meio de locomoo sua moto, no importa a distncia. Para chegar na Capital Nacional do Chimarro, viajou dois dias e meio com sua BMW GS 1100, pois a Falcon agora est guardada. Penso no que ela pode me proporcionar de bom, ou seja, s alegria, fala ao se referir a suas motos. Moto para mim sempre foi lazer, finaliza.

Um dos motivos do evento reunir rotarianos que possuam os mesmos gostos. Como esse, so pessoas que curtem andar de moto, explica o ex-presidente do Rotary Clube Chimarro, Alexandre Wietzke. O objetivo principal do evento foi estreitar os laos de amizades entre os rotarianos, que um dos fundamentos do Rotary.

Companheiros do movimento rotrio de Santa Catarina, Paran, So Paulo, Minas Gerais e Braslia prestigiaram o evento.