07.09.2005 - 14h27
Semana da pátria 2005
Rotary Club Chimarrão reunido após o desfile, com casal Governador João Macír Laufer Ferreira e Liane
A manhã ensolarada de quarta-feira foi cenário perfeito para o desfile de 7 de setembro. Mais de 15 mil pessoas foram até a rua Osvaldo Aranha assistir à parada cívica da qual participaram 6,5 mil pessoas representando escolas, entidades, empresas, clubes de serviços e forças militares. O desfile começou pontualmente às 8h e, por três horas e meia, cerca de 70 escolas e entidades desceram a rua principal mostrando seu civismo. O pelotão das autoridades foi o primeiro a desfilar, encabeçado pelo prefeito Almedo Dettenborn. Em seguida, foi a vez de os estudantes homenagearem a Pátria. As escolas trabalharam o tema Brasil: nossa riqueza está na diversidade de saberes com criatividade. Os alunos ainda mostraram o que estão desenvolvendo em sala de aula e algumas turmas interpretaram canções e coreografias durante o trajeto. Foi grande o número de pais que participaram do desfile junto com seus filhos. Os clubes de serviço também marcaram presença. Abrindo o pelotão, estava o homenageado da Semana da Pátria, o governador do Distrito 4680 do Rotary, João Moacir Ferreira, acompanhado pela esposa Liani. A importância da doação de órgãos foi lembrada pelo Lions Clube Venâncio Aires, que levou sua campanha de conscientização à Osvaldo Aranha. Já o Rotary Chimarrão distribuiu 5 mil bandeirinhas entre os que assistiram e os que participaram do desfile. Os tradicionalistas, neste ano sem os cavalos, mostraram os costumes gaúchos. Outras entidades de diversos ramos também desfilaram. Um dos destaques foi a União das Associações de Moradores do Município (Uamva), que levou representantes de todas as 24 associações para o desfile. A passagem do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) de Santa Cruz do Sul, que veio com 65 homens e dois tanques blindados, chamou a atenção do público. Os venâncio-airenses também aplaudiram o pracinha da Força Expedicionária Brasileira, Romildo Alves Godoy. O Clube de Motociclistas Raposas do Asfalto encerrou a parada cívica.

Com o espírito de Patriotismo, ano após ano os companheiros do Rotary Chimarrão distribuem quatro mil bandeirinhas do Brasil para o público e também para as escolas que desfilam.Sem dúvida alguma, esta promoção dá um colorido todo especial ao desfile. Isto só é possível graças aos companheiros que patrocinam esta iniciativa.