09.06.2006
Amanhã é dia de tomar gotinha contra a pólio
As crianças menores de 5 anos têm um compromisso importante amanhã. Neste sábado, ocorre a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Venâncio, 58 pontos de vacinação vão funcionar amanhã, das 8h às 17h – além dos 13 postos de saúde, outros 45 pontos vão ser disponibilizados para imunizar as crianças contra a paralisia infantil. Os pais devem levar o cartão de vacinação da criança aos postos para ser atualizado.

A abertura oficial da campanha vai ser realizada no posto de saúde central, às 8h. A solenidade vai reunir autoridades, integrantes dos Rotary Clubes Venâncio Aires e Chimarrão, do Rotaract e do Interact – o Rotary Internacional – é o patrocinador do programa Polio Plus em todo o mundo – e funcionários da administração municipal. Zé Gotinha, o mascote da campanha, também estará presente e, depois do lançamento, vai passear pela cidade no caminhão dos bombeiros.

A meta é vacinar 4.854 crianças em todo o município. No Brasil, a meta é imunizar 17 milhões de crianças. Nessa primeira etapa da campanha o material de divulgação resgata a figura do Zé Gotinha ao lado de bebês e crianças. O slogan desse ano é O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, o vírus ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer. Em alguns casos, a doença também pode ser encontrada em adultos.

PRIMEIRAS DOSES – A prevenção da pólio começa cedo. Os bebês precisam tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo já tendo tomado as doses indicadas, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças menores de 5 anos sejam vacinadas novamente.

É importante lembrar que a vacina é segura e não tem contra-indicações. Nos casos das crianças portadoras de doenças graves, é recomendado que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde mais próximos, pois pode haver a necessidade de um procedimento diferenciado na vacinação. Essas crianças recebem uma dose injetável, composta de vírus inativados. Nas campanhas nacionais, a vacina é ministrada via oral.

Todos os anos, o Ministério da Saúde promove duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A segunda etapa deste ano já está marcada para o dia 26 de agosto. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos em pelo menos 80% dos municípios. O cumprimento dessa meta dificulta o aparecimento de casos isolados da doença.