01.10.2012 - 20h45
Projeto prevê reflorestamento das margens do castelhano
Margens serão reflorestadas com 26.018 mudas de árvores nativas e frutíferas silvestres
Com o projeto denominado "Arroio Castelhano com Vida", o Rotary Clube Venâncio Aires Chimarrão tem como tem como meta na gestão 2012/13, elaborar, executar e monitorar o plantio de 26.018 mudas de árvores nativas e frutíferas silvestres nas margens do arroio Castelhano - Área de Preservação Permanente (APP). A extensão é de aproximadamente 18 quilômetros. A localização dos pontos extremos corresponde desde a ponte sobre o arroio Grande, na Linha Arroio Grande às margens da rodovia ERS-244, até a ponte sobre o arroio Castelhano, no local denominado Passo da Cananeia, localizado entre Linha Coronel Brito e Linha Grão-Pará).

Ao justificar o plantio, a presidente Maria Luiza Santos, salienta que o mesmo visa atender duas modalidades ambientais. A primeira corresponde à necessidade de Reposição Florestal Obrigatória como Medida Mitigadora da empresa Santa Cruz Rodovias S/A, em consequência de terem sido efetuados cortes de vegetação como limpeza de conservação e manutenção de rodovias. O plantio também se justifica como necessidade de Reposição Florestal Obrigatória como Medida Mitigadora da empresa Coviplan pelo mesmo motivo da Santa Cruz Rodovias. A segunda modalidade ambiental, conforme Maria Luiza, significa a obrigatoriedade para com o meio ambiente como forma de evitar, auxiliar e controlar a erosão e o assoreamento do arroio Castelhano. “Atendendo a estes requisitos, estará sendo revegetada a mata ciliar e preservando seu ecossistema, bem como, melhorando a qualidade deste manancial hídrico de grande importância para o nosso município”, frisa.

A presidente do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, Gestão 2012/13, Maria Luiza Santos, é engenheira florestal, e tem como objetivo principal, desenvolver ´paz através do servir`. Como responsável técnica pela elaboração e execução do respectivo projeto de Reposição Florestal Obrigatória como Medida Mitigadora, Maria Luiza tem operações silviculturais a serem mantidas durante quatro anos. Para isto, conta com a parceria de acompanhamento e monitoramento dos companheiros do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, Rotary Club Venâncio Aires, Rotaract Club e Interact Club.

Maria Luzia informa que a primeira vistoria a campo será realizada no dia 12 de outubro, juntamente com os companheiros parceiros do projeto, cujo objetivo significa apreciação do trabalho, acompanhamento, orientação técnica e registro fotográfico. A presidente salienta ainda que esta atividade corresponde a uma continuidade ao projeto ´SOS Castelhano`, atividade esta realizada pelo Rotary Club Venâncio Aires. “A meta de implantar vegetação ribeirinha, adensando a mata ciliar do arroio Castelhano, conduz ao avanço da continuidade na recuperação de áreas degradadas”, afirma.