11.06.2013
Mulheres do Rotary Chimarrão adotam berçário do Hospital
Esposas de rotarianos e integrantes do Rotary Club Chimarrão repassaram na manhã desta terça-feira, 11, dois novos detectores fetais portáteis ao berçário do Hospital São Sebastião Mártir. Os equipamentos, utilizados para medir os batimentos cardíacos intrauterinos do bebê, são fundamentais durante o trabalho de parto e acompanhamento das mulheres grávidas. Como os aparelhos do hospital local encontravam-se estragados, a equipe utilizava detectores emprestados de profissionais obstetras da cidade.

Os equipamentos, no valor de aproximadamente R$ 800 cada, foram adquiridos a partir da realização de um jantar beneficente das mulheres do Rotary Chimarrão. Na oportunidade, o grupo arrecadou R$ 2.984 e repassou à Casa da Amizade o valor de R$ 1.500 que foram utilizados na compra de enxovais e roupinhas também para o berçário do hospital. “Adotamos esse berçário. Conversando com a equipe de trabalho, estamos colhendo as necessidades de equipamentos e pretendemos promover jantares com a comunidade e promoções que nos ajude a trazer cada vez mais conforto e tecnologia para as pessoas que utilizam diariamente esse serviço”, destacou Silvane Gomes, uma das líderes do movimento pró-berçário.

A enfermeira-chefe do setor, Giselly Santos, recebeu os equipamentos com muita felicidade, ressaltando a importância desses para o dia-a-dia do berçário. “Só no último final de semana nasceram 12 bebês aqui, um recorde para nós. Esse detector fetal é fundamental para o acompanhamento das mamães e para garantir que está tudo bem com os bebês”, depôs.

A próxima meta das mulheres do Rotary Chimarrão é adquirir um cardiotocógrafo, equipamento que permite o acompanhamento da vitalidade fetal e que atualmente o Hospital São Sebastião Mártir está em falta, já que o antigo aparelho está estragado. O cardiotocógrafo custa aproximadamente R$ 7 mil e, para isso, na próxima sexta-feira, 14, acontece o primeiro café colonial beneficente no galpão festivo do Rotary Club Chimarrão (chácara do Adilor Adams). Os cartões estão disponíveis, ao preço de R$ 20, através do telefone 9296-5780.