17.05.2017
Pela primeira vez em Venâncio, Conferência rotariana reúne 52 clubes de serviço
A 56ª Conferência da Felicidade, do Rotary Distrito 4680, tem como sede Venâncio Aires entre esta quinta-feira, 18 e o domingo, 21. A programação sob a temática “a felicidade através do servir” traz ao município representantes de 52 clubes de serviço ligados ao Distrito, oriundos de quase 30 cidades gaúchas.

Presidente do Rotary Club Chimarrão, no ano desta conferência inédita na Capital do Mate, Sandra Schiefelbein destaca que após conferências anteriores terem abordados lemas como amizade e abraço, a felicidade foi escolhida como forma de representar a alegria dos clubes em servir as comunidades.

A rotariana explica que além das atrações culturais e os momentos de palestras, o evento é um momento em que o governador do distrito que está se despedindo faz um fechamento de seu ano rotário, avalia as metas, assim como o governador anterior a ele apresenta uma prestação de contas.

Atualmente o Distrito 4680 tem como governador o venâncio-airense Pedro Bruno Regner, mas residente em Taquari e casado com Dirce Gregory Regner. Seu antecessor havia sido Iedo Guido Fries, de Santa Cruz do Sul e o próximo governador será João da Silveira Torres de Porto Alegre.

TODAS REGIÕES

Conforme Sandra Schiefelbein, devem passar nestes dias por Venâncio Aires próximo de 700 pessoas para a programação. São comitivas vindas de diferentes municípios, como Chuí, Pelotas, Rio Grande, Triunfo, Guaíba, Pedro Osório, Tapes, Piratini e mais próximos como Santa Cruz do Sul, Candelária, General Câmara, Taquari e Pantano Grande.

Uma das presenças aguardadas é do representante de Rotary Internacional, Altimar Fernandes que é de São Paulo, um ex-governador que é designado pelo presidente internacional do clube para representá-lo no evento. Ele será recebido na Ervateira Elacy para visitação e depois seguirá roteiro ao longo do dia com a comitiva.

Um dos momentos com maior concentração de público deve ocorrer ao longo do sábado, 20, quando até 550 pessoas são aguardadas. Nesta data ocorrem três das quatro palestras agendadas, com Pedro Schwengber (Diretor Executivo da Escola do Chimarrão), Thedy Correa (Músico e apresentador de TV) e Mauro Dias (consultor de empresas e rotariano de São Paulo).

SOLENIDADE

A abertura oficial na sexta-feira, 19, a partir das 20h contará com apresentações da Orquestra Municipal de Venâncio Aires e do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben, além de pronunciamentos, entrega da láurea ao patrono da Conferência, homenagem especial e café colonial.

O patrono homenageado é o rotariano já falecido Genis Omar Beck Muxfeldt, de Taquari, que já foi governador do Distrito. A esposa Ana Maria Gonçalves Muxfeldt é quem estará presente para receber o reconhecimento.