07.06.2011 - 16h17
Rotary chimarrão e secretaria do meio ambiente realizam palestra

Fonte: Rotary Chimarrão
A programação alusiva à semana do meio ambiente teve seguimento na noite desta terça-feira, na AABB, com a palestra sobre resíduos sólidos urbanos, com o engenheiro agrônomo José Roberto da Silva. O encontro reuniu autoridades e alunos da Escola Dois Irmãos. O evento foi organizado em parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão.
O presidente do Rotary Chimarrão, Sérgio Batista, cumprimentou o vice-prefeito Giovane Wickert, o secretário municipal de Meio Ambiente, César Ernsen, de Agricultura, Fernando Heissler e os companheiros de Rotary. Batista enfatizou o apoio do Rotary Clube Chimarrão em mais um evento educacional, em parceria com o poder público, com intuito de conscientizar a comunidade da importância na separação do lixo.

“Todos nós sabemos que devemos ensinar bons hábitos às crianças para que elas tenham um conhecimento maior sobre a proteção do ambiente. Por isso devemos juntar forças para que cada cidadão cumpra com sua parte na sustentabilidade do planeta”, destacou.

Já o vice-prefeito Giovane Wickert, que também é rotariano, ressaltou a presença das crianças, que segundo ele, muito bem sintetizam a consciência da comunidade em relação ao meio ambiente. “Essa semana é muito importante, onde as secretarias de Governo vêm desenvolvendo várias ações de conscientização em relação ao meio ambiente. Mais uma vez o Rotary faz a sua parte, juntamente com a Administração”, disse o vice-prefeito.

Wickert lembrou que há vários anos participa de ONG’s ambientalistas, como a Ecos da Natureza e Planeta Vivo, que realizam um trabalho focado na coleta seletiva do lixo. “Nada some do nosso planeta, tudo se transforma. Toda a ação tem uma reação. E isso que temos que nos conscientizar”.
Giovane disse que o Município tem um caminho a trilhar, se referindo à coleta seletiva. “O ideal seria separarmos o lixo orgânico, o reciclável e o rejeito. Estamos recompondo nossa usina de triagem e se preparando para avançar neste setor aqui no município”. O vice-prefeito encerrou sua participação com uma frase de destaque, que serve para a comunidade refletir: “Deus perdoa a todos, o ser humano perdoa às vezes. Já a natureza, o meio ambiente, não perdoam”.
Formado pela Ucpel, de Pelotas, o professor e consultor ambiental, José Roberto da Silva, realizou uma troca de experiências e relatou algumas curiosidades a respeito da natureza, explicando a sua história e a sua importância na vida de cada cidadão. “A preocupação com o meio ambiente é acima de tudo a valorização da vida e consequentemente um futuro melhor para nossas famílias. O futuro do planeta depende de nós. É uma questão de atitude”, resumiu.