31.05.2011 - 16h08
Realizada 2ª edição do aluno 10
Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Bom Jesus garantiu a primeira colocação no projeto "Aluno 10", do Rotary Clube Chimarrão. Augusto Bastos Fanck acertou mais questões do que os outro seis concorrentes e conquistou, já na primeira fase, o primeiro lugar no pódio dos craques do ensino, ontem à tarde-. Para responder as 20 questões, os alunos de 3º ano do ensino médio recorreram a seus conhecimentos em química, biologia, matemática, português e história, entre outras disciplinas.
Enquanto os sete estudantes se concentravam para responder as perguntas elaboradas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), as torcidas apostaram no pensar positivo e na comemoração com os acertos dos colegas. A da Escola Estadual Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, realizou a tarefa com êxito e conquistou um computador. Entre os quesitos de avaliação estiveram, além da animação, o comportamento e a organização.

A festa também foi grande quando o nome de Augusto foi anunciado como vencedor da disputa. Com 17 anos, o aluno do Bom Jesus não teve uma preparação exclusiva para a prova. Segundo ele, todos os conhecimentos foram adquiridos em sala de aula. Quando se encerrou a primeira fase da competição, na 20ª questão, Augusto já havia garantido a primeira colocação. Como prêmio, levou para casa cinco créditos para uma graduação na Unisc. Seu colégio recebeu R$ 1 mil.

A decisão do segundo lugar exigiu uma outra fase, com cinco questões, e ainda três perguntas eliminatórias. Na disputa acirrada, o estudante do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, Gabriel Baierle, levou a melhor e conquistou um curso de Informática no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com a Wolfram Metzler, as escolas estaduais garantiram um lugar no pódio. Como premiação, Jeffersom Ricardo Mueller recebeu uma bicicleta de 18 marchas.

Na avaliação do Rotary, o evento cumpriu as expectativas. Paulo Adriano Fagundes destaca, inclusive, o aumento de público. Segundo ele, para o próximo ano, a ideia é viabilizar ônibus para o transporte dos alunos, para incentivar ainda mais a participação. O objetivo do projeto é motivar a dedicação dos estudantes e incentivar que eles valorizem a educação. Com o prêmio é possível iniciar um curso superior na Unisc, já no primeiro semestre de 2012. No ano passado, quem venceu a competição foi Emílio Cantú. Aprovado no vestibular de cinco instituições, optou pelo curso de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, por isso, não utilizou o prêmio.