26.05.2011 - 16h05
Rotary chimarrão realiza 2ª edição do "aluno 10"
Alunos craques no estudo irão testar seus conhecimentos em um evento organizado pelo Rotary Chimarrão, amanhã à tarde. A partir das 13h30min, estudantes e torcidas de sete instituições de ensino do município se reúnem no ginásio do Colégio Bom Jesus para a segunda edição do projeto ‘Aluno 10’. Vão participar da disputa, representantes das escolas estaduais de ensino médio Crescer, Sebastião Jubal Junqueira, Mariante, Monte das Tabocas e Wolfram Metzler e dos colégios Bom Jesus e Professor José de Oliveira Castilhos. O vencedor receberá cinco créditos de um curso na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Segundo o integrante do Rotary, Adriano Fagundes, serão aplicadas 20 questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas pela Unisc. Se houver empate, ocorre uma segunda fase da disputa, com dez perguntas e ainda uma etapa de cinco questões, caso necessário. O objetivo do projeto, de acordo com o rotariano, é estimular as boas práticas dos estudantes em sala de aula. “Queremos motivá-los a serem alunos dedicados e continuarem valorizando a educação”, explica.

Além disso, conforme Fagundes, o evento propõe a integração das escolas.

A comunidade em geral também é convidada para assistir à disputa de conhecimento dos estudantes de 3º ano do ensino médio. Além da premiação do primeiro colocado, o colégio do ‘Aluno 10’ receberá R$ 1 mil. O participante que ficar em segundo lugar receberá um curso de informática do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que apoia a iniciativa junto com a Unisc. Quem garantir a terceira posição levará para casa uma bicicleta de 18 marchas. A melhor torcida também será premiada com um computador para sua instituição.

Maiara Silva Ferreira - Mariante
Diego Aguiar da Silva - Monte das Tabocas