30.05.2011 - 20h19
Venancioairense participa de intercâmbio de rotary
fachada da Biblioteca da FAMU
Desde o dia 14 de abril até 13 de maio de 2011, o integrante do Rotary Club Chimarrão, Eleno Daniel Stertz, esteve participando do Intercâmbio de Grupos de Estudo (IGE) patrocinado pelo Rotary Internacional entre os distritos 4680 no Rio Grande do Sul e 6940, no norte da Flórida, EUA. O objetivo do IGE, que acontece anualmente desde 1967, é oportunizar que os integrantes conheçam as suas profissões no exterior, conheçam diferentes culturas e estilos de vida, promovendo a compreensão e a paz mundial, pois o Rotary acredita que não se pode respeitar aquilo que não se conhece. No próximo ano um grupo daquele distrito visitará o nosso Estado. Durante os trinta dias da programação, visitei dois escritórios contábeis e uma loja de materiais de construção, além de diversas outras atividades empresarias não vinculadas a minha área, mas que agregaram conhecimento e compreensão do contexto sócio-econômico da região. Durante este período, ficamos hospedados em casas de rotarianos daquele distrito, que foram muito simpáticos, amistosos e que não mediram esforços para nos fazer sentir acolhidos.

Na chegada à capital da Flórida, Tallahassee, chamou-nos a atenção que não se via a cidade, pois apesar de ter 400.000 habitantes, percebiam-se apenas alguns poucos prédios altos. Quando estávamos no solo, percebemos que a cidade era muito arborizada, e as residências e casas comerciais ficavam sob as árvores.

Na primeira semana do roteiro de visitas, o grupo visitou a região de Live Oak, onde se encontram pequenas cidades, que têm na agricultura a sua subsistência. Percebeu-se grandes áreas com plantação de pinheiros para obtenção de celulose. O curioso é que a cultura leva 20 anos para ficar pronta e eles receberão cerca de U$ 2.000,00 por hectare, o que daria U$ 100,00 por ano. Insuficiente para se sustentar. Mas nestes casos eles têm outras fontes de renda, na cidade, e consideram como um recurso para uma aposentadoria. Além disso, eles podem vender anualmente a palha que cai dos pinheiros, que eles utilizam nos jardins, pois lá há uma lei que obriga toda terra nua a ter uma cobertura, para evitar a perda de umidade do solo. Na região vi os terrenos ocupados até a década de 70 por fumageiras, pois eles costumavam cultivar tabaco por lá. Eles ficavam interessados quando dizia que era da cidade maior produtora de tabaco do Brasil.

Na segunda semana, o grupo se deslocou á região de Fort Walton Beach, na costa do Golfo do México. Lá, além de lindas praias de águas limpas, azuis e mornas, com areias brancas, vimos a Base Aérea de Eglin, que está passando por profundas reformas e ampliações, para receber o novo Caça F-35 Lightning II. Segundo o Vice Comandante da Maior Base Aérea dos Estados Unidos, trata-se do melhor e mais moderno avião de combate que será utilizado pelas forças armadas americanas pelos próximos 40 anos e que vinha sendo desenvolvido nos últimos 10 anos. Ainda segundo o Vice Comandante este será o último avião de combate tripulado. A região depende economicamente das atividades militares e do turismo.

Ao final da segunda semana, o grupo participou da Conferência Distrital de Rotary Clubs, na cidade de Destin, onde assistiram a uma farta programação, com apresentação das atividades rotárias daquele Distrito. Na oportunidade conhecemos o Vice Presidente do Rotary Internacional Monty Audenart.

Na terceira semana visitamos a cidade de Pensacola. Outra cidade com forte vocação para o turismo e para as atividades militares. Naquela semana, estava sendo comemorado o centenário da aviação naval americana. Assim, tivemos a oportunidade de assistir a apresentação dos “Blue Angels”, que são a unidade americana de acrobacias especiais. É semelhante à “Esquadrilha da Fumaça”, mas ao invés de monomotores são utilizados caças F-18 Hornet. Após, visitamos o museu aeronaval e dois fortes da época da colonização espanhola. Ainda visitamos o IHMC – Instituto para Cognição entre Homens e Máquinas – onde diversos cientistas, entre eles um brasileiro, constroem protótipos de robôs. Lá eles estão desenvolvendo um Robô para o Exército.

Já a quarta e última semana da viagem à Flórida foi reservada a visitar a capital do Estado, Tallahasse, que fica a cerca de 80 Km da costa. A cidade depende economicamente dos empregos públicos, especialmente estaduais e de duas universidades lá situadas. A FAMU - Florida Agricultural and Mechanical University, tem cerca de 7.000 alunos e, apesar de oficialmente não haver discriminação racial, é freqüentada praticamente só por afro-descendentes. Já a FSU Florida State University, tem cerca de 40.000 alunos. Ambas têm excelente qualidade. Destaca-se na FSU um dos quatro únicos Laboratórios destinados ao estudo do magnetismo, onde, por exemplo, foi desenvolvido o equipamento de ressonância magnética e onde também atuam cientistas brasileiros. Também é interessante a estrutura de esportes amadores, como Basquete, Beisebol, Tênis, Natação, Futebol e Futebol Americano, onde os atletas recebem bolsas integrais para estudar e buscam uma chance para se tornarem atletas profissionais e a Universidade vincula a imagem de times vencedores às suas escolas buscando atrair mais alunos.

Em resumo, foram trinta dias de intensa programação rotária, profissional, cultural e turística, de troca de experiências, onde os norte-americanos mostraram-se muito simpáticos, receptivos e curiosos sobre o Brasil. Tivemos a oportunidade de conhecer seus hábitos, enriquecer meu idioma e aprender sobre uma sociedade que funciona em sua plenitude, cumprindo suas leis, valorizando seu povo e respeitando suas instituições.

Eleno Daniel Stertz