28.10.2005 - 14h23
Preferência real premia os melhores de 2005
Rotarianos organizam a pesquisa e revertem valores para obras sociais
A noite de sexta-feira, dia 28 de novembro, foi marcada por homenagens na Sociedade de Leituras. Foram entregues 85 prêmios a representantes de empresas e profissionais liberais do município indicados na quinta edição da pesquisa Preferência Real. O evento é organizado pelo Rotary Chimarrão Venâncio Aires em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Nupes/Unisc) e apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). O presidente do Rotary Clube Chimarrão, Lúcio Rabuske agradeceu a participação dos empresários e profissionais que integraram a ação desenvolvida pelo Rotary Chimarrão. Ele destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento das empresas. "Gostaria que cada vez mais as pessoas pudessem contar com esta pesquisa".

O governador do Rotary Clube, distrito 4680 João Moacir Ferreira enfatizou a missão dos rotarianos de servir aos mais pobres e aos mais necessitados. Ao contar uma fábula expressou a homenagem aos agraciados "que fazem o bem sem olhar a quem, que semeiam ideais e lutam por um mundo melhor", destacou Ferreira. O coordenador da pesquisa Adilor Adams, do Rotary Chimarrão disse ser o Preferência Real o maior evento do Rotary para angariar recursos voltados para obras sociais. Segundo ele a cada ano a pesquisa está sendo aperfeiçoada dentro de um conceito de qualidade e de seriedade. De acordo com o número de entrevistados, 775 pessoas, equivale, segundo Adams a 1,37 por cento da população do município. "É uma pesquisa grande com resultados confiáveis", avalia. O coordenador da pesquisa no Rotary Chimarrão também falou do símbolo da gaivota da história de Fernão Capelo Gaivota que se tornou a marca do Preferência Real. "Inspirado na gaivota está o sucesso que vocês são", assim Adams fez a homenagem aos agraciados com o prêmio. Participaram do evento a primeira-dama Helena da Rosa, representando o prefeito Almedo Dettenborn; através do Legislativo o vereador Nestor de Azeredo e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira. O coral Momento Novo, regido por Ingrid Knak foi o responsável pelas apresentações da noite como o hino nacional, hino rotário e musical durante o jantar.

PESQUISA – Realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Nupes/Unisc) o levantamento de opinião foi realizado com 775 pessoas entre os dias 4 e 13 de julho nas áreas urbana e rural de Venâncio Aires. A coordenadora do Nupes/Unisc, Marisa Ramos destacou a margem de erro da pesquisa de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo ela, que explicou a pesquisa durante o evento, pela probabilidade de erro há maior possibilidade de empate técnico e indica que a pesquisa é bem feita. Foram dez entrevistadores treinados e orientados por supervisores do Nupes.